Decisão sobre o novo caça da FAB deve sair em dois meses


O processo de compra do novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira) está na reta final e, segundo o ministro José Viegas (Defesa), não há nenhum favorito definido.
A comissão que irá analisar o relatório da Aeronáutica sobre a concorrência, finalizado em dezembro, prorrogará seus trabalhos por mais 30 dias a partir de hoje, quando vence o prazo inicial para apresentar uma conclusão.
A expectativa de Viegas é que em até dois meses o Conselho de Defesa Nacional, encabeçado pelo presidente Lula, tome uma decisão. Viegas disse que o relatório da Aeronáutica não é o responsável por classificar os concorrentes da licitação: ele só fornece critérios técnicos para a decisão.
Os dois principais concorrentes para substituir os Mirage IIIEBR da FAB, num negócio de US$ 700 milhões, são o russo Sukhoi-35, oferecido pela Rosoboronexport e pela brasileira Avibrás, e o francês Mirage 2000BR, oferecido pela Dassault e a Embraer. Também concorrem o anglo-sueco Gripen (Saab/BAe), o americano F-16 (Lockheed) e o russo MiG-29.
Embora o Ministério da Defesa negue que haja uma preferência definida no relatório da FAB, a Folha apurou que do ponto de vista puramente militar o Sukhoi é o favorito, seguido pelo Mirage.
Mas só isso não definirá a licitação. São analisados também pacotes de transferência de tecnologia e de compensação comercial. A Embraer ganha pontos ao prometer integração total. Do lado dos russos, há uma delicada negociação para abrir o mercado de carne do país e permitir a transferência de tecnologia para lançamento de foguetes.


23/01/2004

Fonte: Folha de São Paulo

 

Curso Licitações

22/04/2024

Administração de Araranguá avança com processo de licitação do serviço funerário

Em entrevista exclusiva à Rádio Araranguá, no prog...

22/04/2024

Paraíso das Águas abre licitação para contratar empresa de coleta de resíduos hospitalares

Prefeitura de Paraíso das Águas, município localiz...

22/04/2024

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de sa...

22/04/2024

Sede da Guarda Municipal de Volta Redonda será reformada

A Guarda Municipal de Volta Redonda terá sua sede,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita