Quais são os projetos necessários para a ampliação da pista do aeroporto de Joinville


Os projetos necessários para a ampliação da pista do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola estão sendo licitados desde o final da semana passada. No dia 8 de fevereiro, as propostas serão abertas. A empresa escolhida no processo terá 180 dias para elaborar os projetos básico, executivo e de serviços complementares. Mas mesmo que estivessem prontos, os projetos não poderiam sair do papel.
— Este edital é um passo adiantado. A Infraero depende das desapropriações e das licenças ambientais para fazer obras —, diz o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann.
As desapropriações darão espaço para mais 510 metros na pista, pátio para estacionamento de aeronaves, terminal de cargas e seção contra incêndio. Elas estavam previstas para começar no final de 2011, mas os processos não chegaram ser entregues na Justiça porque a Infraero e a Advocacia-geral da União (AGU) não teriam concordado com os valores orçados pela Prefeitura.
— Aguardamos um retorno. O objetivo é agilizar a desapropriação da área do Schulz, que não é terreno de marinha e é essencial para obras como o novo terminal de cargas e seção de incêndio, que podem impactar na instalação do ILS. Queremos concluir tudo até março —, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Rodrigo Thomazi.
Ele diz ainda que o licenciamento ambiental evolui rapidamente na Fatma.
— As novas localizações da seção de incêndios e do terminal de cargas são exigências da Anac e estão previstos em outro edital, que deve ficar pronto em março —, explica o superintendente.
Documento lista mais de 20 itens
O edital lista mais de 20 itens que serão trabalhados durante dois anos de obras. Além da ampliação das pistas 15 e 33, o documento prevê melhorias nos sistemas de iluminação, a ampliação das áreas de abastecimento, de hangares e no pátio de aeronaves.
A pretensão da Infraero é que a vencedora do processo faça os projetos em até seis meses. O edital já leva em conta as áreas desapropriadas e da retificação do rio Cubatão.


09/01/2012

Fonte: Diário Catarinense - Capa

 

Curso Licitações

08/06/2026

Pregão Eletrônico Goianá abre licitação para projeto esportivo

Pregão Eletrônico Goianá inicia o processo de lici...

07/06/2026

Prefeita Rosalba Mota celebra licitação para requalificação da Serra de Teixeira durante plenária..

A prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Mota, nã...

06/06/2026

Edital é publicado e obra de novo binário promete melhorar trânsito em Cariacica

Um novo binário entre a BR-262, nas proximidades d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita