Brasília - A nova política do governo federal para indústria, tecnologia, serviços e comércio exterior vai privilegiar as micro e pequenas empresas (MPE). O Plano Brasil Maior foi idealizado para o período de 2011 a 2014. Entre os itens do pacote de medidas há incentivos à participação do segmento nas aquisições públicas. O plano focará os setores de saúde, defesa, têxtil e confecções, calçados e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
As autoridades pretendem, com o Plano Brasil Maior, combater os efeitos da guerra cambial e das incertezas do cenário internacional, além de fortalecer a indústria contra a concorrência predatória de produtos importados.
Entre os avanços está a regulamentação da Lei de Compras Governamentais (Lei nº 12.349/2010), que permite ao governo, por exemplo, comprar produtos manufaturados e serviços nacionais até 25% mais caros que os importados. A avaliação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é de que a medida fortalecerá os micro e pequenos negócios.
O advogado, professor e especialista em governança administrativa Jair Santana aponta que o setor governamental está cada vez mais sensível para o fato de que o seu poder de compra deve ser utilizado como instrumento do desenvolvimento sustentável. "As aquisições públicas mostram sua pujança para viabilizar políticas públicas aptas a dar melhor trânsito à riqueza, gerar empregos e criar renda", afirma Jair.
05/01/2012
08/06/2026
Pregão Eletrônico Goianá abre licitação para projeto esportivo
Pregão Eletrônico Goianá inicia o processo de lici...07/06/2026
Asfaltamento da RS-211 entre Campinas do Sul a Ponte da Integração avança com abertura de licitação
A pavimentação da RS-211, no trecho que liga o mun...07/06/2026
Prefeita Rosalba Mota celebra licitação para requalificação da Serra de Teixeira durante plenária..
A prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Mota, nã...06/06/2026
Edital é publicado e obra de novo binário promete melhorar trânsito em Cariacica
Um novo binário entre a BR-262, nas proximidades d...